Presença Digital

Metodologias ativas para aulas à distância

Como usar as Metodologias Ativas nas aula remotas? Para responder as questões dessa problemática, convidamos Lilian Bacich para apresentar alternativas para você implementar essa prática direto da telinha do seu computador ou celular.

Como avaliar os alunos a distância?

Discussão sobre as funcionalidades do Padlet, ferramenta gratuita que permite a construção de portfólios e acompanhamento do desempenho dos estudantes.

Google Drive: como usar o Hangouts e o Docs?

Conheça as inúmeras formas de usar as seguintes ferramentas do Google: Hangouts e Meet (que são plataformas de comunicação com vídeo e voz), e o Docs (para construção de textos). Todos são gratuitos!

Usando o Instagram e recursos avançados do Facebook

Nesta primeira live do projeto Educação em Rede, nós falamos sobre os recursos básicos do Facebook. Hoje, você vai aprender o passo a passo das utilidades e recursos do Messenger, inclusive como forma de comunicação entre grupos, e as diversas possibilidades de uso do Instagram: stories (publicações disponíveis por 24 horas), vídeos (IGVT) e lives (vídeos ao vivo).

Crie e edite aulas no Youtube

Neste encontro falaremos falar sobre o uso do Youtube, criação e edição de vídeos.

Queremos dar aquele apoio para você iniciar seu próprio canal com a ferramenta que já é bem conhecida pelos alunos. Renata Capovilla e Peter Rodrigo, que são experts em criação de conteúdos com vídeos, vão te dar caminhos para que você começar aí mesmo, com seu celular.

Google Classroom: como criar sua sala de aula online?

Veja como usar o Google Classroom, uma ferramenta do Google em que você cria turmas, propõe atividades com os estudantes em diferentes formatos e organiza as entregas.

Google drive: como usar os slides e o formulário de perguntas?

Hoje vamos aprender a usar duas ferramentas do Drive: Google Apresentações (ou slides) e o Google Formulários (ou forms).

Tutorial: crie um jogo Matemático usando a ferramenta Jamboard

Que tal criar seu próprio jogo para trabalhar com os alunos? Neste período de aulas a distância, as versões digitais são uma opção para envolver a turma em uma atividade coletiva mesmo eles estando longe uns dos outros. É uma maneira de propor desafios que eles vão resolver enquanto se divertem.


O tutorial preparado por Renata Capovilla, formadora de professores, explica em detalhes como acessar o aplicativo gratuito Jamboard – uma das ferramentas do Google – e utilizá-lo na criação de um jogo. O exemplo mostrado é do jogo ligue pontos com moedas, que permite abordar conceitos matemáticos. O caminho que Renata indica, porém, pode ser aplicado para elaborar jogos que desenvolvam conteúdos de outras áreas do conhecimento. Assista ao vídeo e inspire-se!

#jogos #educação #tutorial

Como os planos de aula transformaram a minha prática


Lançamento dos planos de aula de Matemática

#RenataResponde

Um momento de troca e aprendizado com um grupo engajado de professores de todo Brasil. Em três momentos especiais!

Muito além das ‘fake news’


Eu posto, você compartilha, ele curte


Como nos informamos?


Educação 360


Aprende mais - RS


Aprende Mais - RS


ABED - Associação Brasileira de EAD


Metodologias ativas no Ensino Híbrido e a aprendizagem baseada em projetos


Aprende Mais - RS



IBFE - Brasil


Webinário Porthema - Anos Finais - LP


ENCONTRO NACIONAL DE PSICOPEDAGOGIA, NEUROCIÊNCIA E METODOLOGIAS ATIVAS



Português para Anos Iniciais


Jornada da Inovação na Educação


Português para Anos Iniciais


Português para Anos Finais


Tecnologia como aliada na sala de aula


Formadora, pela UFMS, dos módulos de Educomunicação e Gamificação em diversos estados brasileiros


Integrante do Grupo de Estudos da Unicamp - Grupad, sobre Alfabetização em diálogo.


Palestras e produção de conteúdo em Planejamento escolar, alfabetização, Taxonomia de Bloom, Alfabetização e Letramento.